Pele ressecada, repuxando e lábios descamando? Diga oi para o inverno e comece uma rotina de cuidados com a pele para inverno. Eu moro há alguns anos no centro-oeste dos Estados Unidos, entre os estados de Wisconsin e Minnesota, região onde o inverno é super longo e rigoroso. A temperatura no inverno média no inverno é de -34 °C , além de frio, neva e venta bastante. Devido a mudança de clima, a minha pele fica bem ressecada nesse época do ano, especialmente, na área próxima ao nariz e a boca. Com o tempo fui aprendendo o que funcionava para mim e vou compartilhar com vocês a minha rotina de skin care no inverno para minha manter minha pele hidratada.
USE SABONETES MAIS SUAVES
Assim que acordo gosto de limpar bem o rosto, e durante o inverno acho fundamental utilizar um sabonete facial mais suave. Daqueles que limpam bem a pele mas sem deixar aquela sensação de esticar ou ressecar, sabe? Por isso, me adaptei bem com o Milk Cleanser da Lacura, um sabonete líquido que tem a textura semelhante a de uma loção hidratante.
USE CREMES MAIS DENSOS
Durante o inverno, realmente tenho que manter uma rotina de cuidados com a pele aqui nos Estados Unidos. Não dá pra escapar e não da pra usar os mesmos produtos que uso no verão. No inverno, a minha pele bem mais ressecada e até descamando, pra tentar manter a hidratação tenho que usar cremes mais grossos e que tenham um poder de hidratação maior.
Depois do banho gosto de passar creme hidratante da Advanced Clinicals que é bem grossinho e deixa um cheirinho bom no corpo. Já a noite, passo uma camada generosa do Weleda Skin Food para garantir a hidratação da minha pele. O Skin Food da Weleda possui óleo de amêndoas e girassol, ingredientes super hidratantes e ainda possui extrato de camomila da uma sensação de frescor. O Skin Food foi um achado pra minha pele, a salvação dos dias de pele ressecada. Esse creme é indicado para mãos, cotovelos e pés mas gosto de usar pra dar um up na hidratação do rosto e das mãos.
Durante a noite, após remover a maquiagem e fazer a limpeza facial aplico uma camada do serum de Vitamina C e ácido hialurônico devidos aos efeito antioxidante e para manter minha pele com aspecto mais viçoso.
CONTINUE USANDO SEU PROTETOR SOLAR
Depois de aplicar um creme hidratante poderoso, aplico o meu protetor solar. Isso mesmo, mesmo no frio é muito importante passar protetor solar e tento fazer disso um hábito. Parece estranho eu sei, mas os raios UV não são bloqueados completamente pelas nuvens e a neve reflete 80% dos raios UV. O meu escolhido é o protetor solar da Aveeno, que possui alta absorção, então protege a pele sem ficar melecado ou pegajoso.
PROTEJA SEUS LÁBIOS
Eu odeio ficar com os lábios ressecados e descamando. A sensação de ardência e os lábios descamando é muito ruim e não há batom hidratante que resolva. Por isso, nos meses mais frios eu mantenho um hidratante labial na bolsa, um perto do computador, um na mesa do trabalho, um no carro e por aí vai. Não consigo ficar sem. O meu lip balm favorito é da BurtsBees. A marca possui sabores e cores de diferentes, eu adoro o tradicional de menta, o de baunilha e do mel, mas preciso os sem cor porque não gosto de cores cintilantes. Eu uso lip balm como uma barreira protetora e de hidratação, mas quando os lábios já estão ressecados uso o Aquaphor como um SOS. O Aquaphor é tradicionalmente usado em crianças com pele ressecada e com assadura, mas super funciona para cuidar de lábios ressecados. A textura é pegajosa, por isso, passo uma camada generosa e vou dormir (nesse horário a textura não me incomoda), no dia seguinte os lábios descamam, e logo os lábios ficam macios e lisinhos.
-Hidratação sempre