Consumo consciente, é sem dúvida, um das preocupações da nova geração. Ainda bem, né? Estamos procurando, cada vez mais, marcas que são ecologicamente e socialmente corretas. Nos últimos anos vimos crescer a busca por brechós pelo mundo. Um relatório publicado pelo ThredUp indica que a revenda de roupas dobrará de 20 bilhões para 41 bilhões até 2022.
Comprar em brechó é uma excelente escolha para quem busca peças de qualidades e com um preço bacana, mas é preciso selecionar as peças como paciência. Não sou uma especialista em compras mas vou contar um pouco do que aprendi nos últimos anos, fazendo serviço voluntário e comprando em brechós aqui nos Estados Unidos.
Quando cheguei aqui nos Estados Unidos me surpreendi com a quantidade e a qualidade dos brechós. Lembro que fiquei impressionada com o tamanho gigantesco das lojas, araras lotadas de roupas e em saber que alguns tinham livros e até objetos de decoração.
ENTENDA COMO O BRECHÓ É ORGANIZADO
Ao entrar em um brechó pela primeira vez é comum a impressão de que não vamos conseguir achar nada em meio a tanta coisa. Mas nem tudo é o que parece. Os brechós, mesmo os mais simples, são organizados. Geralmente as seções são divididas (blusas, vestidos, calças, seção masculina, seção para adolescentes, móveis e peças para casa). Procure pelas placas de identificação ou fale para um funcionário do brechó que é a primeira vez que você está visitando a loja e gostaria de saber onde é a seção tal. De modo geral, as pessoas são super prestativas e vão te ajudar. Entendendo a organização geral dos brechós, fica bem mais fácil garimpar peças bacanas. Vale também pergunta sobre as promoções do brechó e etiquetas de desconto para pagar ainda menos. Ah..geralmente voluntários ou funcionários de brechós têm desconto nos brechós e as peças saem ainda mais baratas.
PROCURE AS PEÇAS COM CARINHO E PACIÊNCIA
Depois de entender um pouco de como o brechó fica organizado, vale procurar as pessoas como quem procura um tesouro. Olhe com carinho, vá tocando as peças, sentindo os tecidos, vale também ler a etiqueta e procurar por tecidos de boa qualidade. Eu nunca procuro marcas bacanas, sempre escolho as roupas pelo tecidos, por detalhes diferentes, por acabamento e cor.
EXPERIMENTE SEMPRE
Após selecionar algumas peças, vale a pena experimentar, procure os provadores e experimente tudo. Algumas roupas são lindas, mas não tem um caimento bacana, então acho fundamental ver como a peça fica no corpo. Tento como roupas e acessórios que combinam com outras peças que já tenho pra ter certeza que nada vai ficar parado no armário.
Seguindo essas etapas fica mais fácil achar peças bacanas e por um preço legal.
-A arte de garimpar